TCC 2015

CTCC Bauru- Supervisão em Cursos, Workshops e Palestras.

Este blog é um espaço onde nossos alunos e supervisionandos poderão tirar suas dúvidas e receberem indicações que poderão complementar o seu contínuo aperfeiçoamento como Terapeuta Cognitivo; além de acompanhar a programação atualizada das atividades do CTC Bauru e o programa mensal dos cursos em andamento.



Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br

Coordenação: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pergunta: Como você fala dos erros cognitivos?

Resposta: Elaborei estas informações que entrego em uma folha de sulfite e sugiro que a tenha sempre com ele.

ERROS COGNITIVOS TíPICOS

Quando nos deparamos com uma situação nós a avaliamos de imediato, ou seja, nós temos um pensamento automático sobre ela. Este pensamento automático determinará que tipo de emoção sentiremos e influenciará qual o comportamento que teremos naquela situação. Isto porque temos uma tendência a acreditar em nossos pensamentos e desta forma preservarmos o nosso controle e até a nossa sobrevivência. Pensamentos podem ser automáticos e elaborados, positivos ou negativos, verdadeiros ou falsos quanto à situação real. Em terapia cognitiva aprendemos a identificar e avaliar nossos pensamentos automáticos negativos sobre as situações. E desta forma, podemos verificar e corrigir possíveis pensamentos distorcidos que construímos por conta de nossa avaliação imediata, que estejam alterando o nosso humor e até prejudicando a realização de nossos objetivos. Afinal, pensamentos de perda nos levarão a sentir tristeza e até transtorno de depressão; pensamentos de ameaça insuportável nos levarão a sentir medo e até transtornos de ansiedade; pensamentos de violação de regras nos levarão a sentir irritação e até raiva ou ódio. As distorções encontradas no pensamento automático negativo (p.a.n) são denominadas de erros cognitivos. Todas as pessoas cometem erros cognitivos, em algum momento, mas poucas os identificam e os corrigem. Abaixo apresentamos uma tabela dos principais erros cognitivos identificados por Aaron T. Beck, o criador da terapia Cognitiva, na década de 1960. Identifique os possíveis erros que você esteja cometendo e peça ajuda ao seu terapeuta para corrigi-los. Elaboração Arnaldo Vicente – Coordenador do CTC Bauru – http://www.ctcbauru.com.br/ – (14) 3227 1473.

Recorte .........................................................................................................................................................................................................................
ERROS COGNITIVOS COMUNS

01- Tudo ou nada - você vê uma situação em apenas duas categorias em vez de contínuo.
02- Catastrofização – você prevê o futuro negativamente sem considerar outros resultados prováveis.
03- Supergeneralização - você tira uma conclusão negativa radical que vai muito além da situação.
04- Argumentação emocional - você pensa que algo deve ser verdade porque você ¨sente¨, mesmo desconsiderando evidências contrárias.
05- Leitura mental - você acha que sabe o que estão pensando de você.
06- Personalização - você acredita que os outros estão se comportando negativamente devido a você.
07- ¨eu devo, você deve¨ - você tem uma idéia exata estabelecida de como se deve agir e superestima quão ruim é que essas expectativas não sejam preenchidas.
08- Visão em túnel – você vê apenas os aspectos negativos da situação.
09- Filtro mental - você presta atenção indevida a um detalhe negativo ao em vez de considerar o quadro geral.
10- Desconsiderando o positivo – você crê que as experiências, atos ou qualidades positivos não contam.
11- Rotulando – você não observa que as evidências possam ser razoavelmente conduzidas a uma conclusão menos desastrosa.
12- Magnificação/ minimização – você magnífica o negativo e/ou minimiza o positivo.

e leve no bolso.............................................................................................................................................

Número dos erros cognitivos que percebi que tenho cometido:

Até mais. Arnaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.