TCC 2015

CTCC Bauru- Supervisão em Cursos, Workshops e Palestras.

Este blog é um espaço onde nossos alunos e supervisionandos poderão tirar suas dúvidas e receberem indicações que poderão complementar o seu contínuo aperfeiçoamento como Terapeuta Cognitivo; além de acompanhar a programação atualizada das atividades do CTC Bauru e o programa mensal dos cursos em andamento.



Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br

Coordenação: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pergunta: Como treino minha percepção para compreender os esquemas do paciente?

É importante perceber, ter uma compreensão constante sobre os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais que o paciente nos apresenta no setting terapêutico.
1- Uma forma, que considero um ótimo exercício, é preparamos a sessão nos dando a possibilidade de inferirmos, desde o início do processo, sobre a sua conceituação cognitiva:
- Tendo em mente o paradigma cognitivo de Beck: "Não é uma situação que ..". Isto nos ajudará a lembrar que os fatos narrados deverão esclarecer pensamentos, emoções e comportamentos e reações físicas em cada situação. Podemos, gentilmente fazer perguntas que o estimule a completar os dados ainda não revelados (questionamento socrático).
- Termos em mente a lei da especificidade, de modo que diante de suas dificuldades possamos auxiliá-lo na narração de suas cognições: perda/tristeza, etc.

2- Uma outra forma é fazer relatos pós sessões enfatizando os aspectos cognitivos comportamentais.

3- Outra, que é com certeza a mais eficaz é iniciar a construção do Relato de Caso Clínico (exemplo: o que há no livro da Judith Beck: TC teoria e prática, página 320, editora Artmed.) antes da segunda sessão (início das intervenções). Na medida em que vai preenchendo as seções do relatório é possível ter uma visão mais integrada da pessoa atendida, mesmo no início do tratamento.

Até mais. Arnaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.