TCC 2015

CTCC Bauru- Supervisão em Cursos, Workshops e Palestras.

Este blog é um espaço onde nossos alunos e supervisionandos poderão tirar suas dúvidas e receberem indicações que poderão complementar o seu contínuo aperfeiçoamento como Terapeuta Cognitivo; além de acompanhar a programação atualizada das atividades do CTC Bauru e o programa mensal dos cursos em andamento.



Fale conosco: arnaldo@ctccbauru.com.br

Coordenação: Arnaldo Vicente, Especialista em TC.



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pergunta: Qual a sua sugestão para uma boa avaliação periódica?

Resposta: Considero-a um dos momentos mais importantes do nosso trabalho, pois permite que paciente e terapeuta possam ter uma visão realista do andamento do processo terapêutico: o que foi trabalhado, o que se conseguiu e o que deve ser realinhado. Também nos permite ter um feedback sobre como a nossa aliança está contribuindo na terapia. Entendo também, que é um momento onde possamos trabalhar com a flecha ascendente, de Judith Beck, questionando o que o progresso alcançado significa para a vida do paciente e o que revela sobre ele; ou seja, é uma ótima oportunidade para estimularmos implícitamente a construção de crenças alternativas.

Eu utilizo a mesma folha da LPM (problema/meta/submetas) para registrar os comentários do paciente sobre um problema específico e um formulário (do CTC Bauru) para a visualização geral do andamento das metas.
*****
EX: Paciente X.
Problema: Dificuldade de dizer não.
Meta: Dizer não, sem a preocupação de que serei rejeitado.
Sub metas: analisar a minha meta na situação e avaliar o custo/benefício de dizer não...

Avaliação Periódica: Tenho conseguido avaliar as situações percebendo a importância de me posionar de acordo a alcançá-la. Minha preocupação com o outro diminuiu e tenho me sentido mais aceito e feliz. Não fico o tempo todo querendo adivinhar como o outro vai reagir.
Isto tem sido importante para a minha vida e tenho me sentido uma pessoa de valor, mais estimada.
****
Avaliação Periódica Geral da LPM

Nome: X Data Início da Psicoterapia: 00/00/2009

N.º METAS Início % Data 1ª. % Data 2ª % Data Quero evoluir até:

1- Dizer não... 20% 55%


A avaliação periódica deve ser feita entre a sexta e a oitava sessão e devemos aplicar neste momento, também, os inventários e a escala de empatia.

Boa avaliação. Arnaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.